O que o ciclone Idai fez ...
Olá Padrinhos,
A cidade da Beira ficou 90% destruída pelo ciclone e o nosso centro ao que me transmitiram não ficou incólume e sofreu danos significativos. Aqui vão algumas fotos do estado em que está o centro dos nossos meninos na Beira.
Pelo menos as salas novas inauguradas em Dezembro de 2018 ficaram de pé, sem telhado mas com as paredes. Temos que começar a reconstrução com a máxima brevidade para que o centro volte a ficar operacional pelo menos para que os nossos jovens possam ter as refeições diárias. Temos tido informação que estão todos bem mas que a grande maioria terá perdido as suas casas.
Não sei ao certo muita mais coisas pois as ligações continuam cortadas: não há internet, só uma rede de telemóvel está a funcionar desde quarta-feira mas muito mal e a maior parte dos nossos contactos da Beira não tinha rede. Em Maputo conseguiram chegar a falar com a avó Adelia - que está bem- e ao que parece, os nossos meninos do centro da Beira estão abrigados em duas escolas.
Do Centro do Alto da Manga ainda só consegui saber do paradeiro de um dos jovens, o Agostinho, através do telefone satélite do banco onde está a estagiar. Estou a tentar saber do outros jovens através dele.
Há grande escassez de água e alimentos, as condições são muito precárias mas esperemos sobretudo que todos tenham sobrevivido a esta grande catástrofe.
Muitos Padrinhos já me perguntaram se podem enviar coisas, se podem fazer doações em dinheiro, etc...
Tem havido uma grande cadeia de solidariedade mas, neste momento, para que a ajuda na Beira seja eficaz tem que ser feita por instituições humanitárias com estrutura para tal. Nós não temos forma de conseguir neste momento reunir os nossos meninos, nem garantir que lhes fazemos chegar os bens de primeira necessidade que precisam. Vamos confiar que as autoridades competentes tomam conta das primeiras intervenções e que, depois disso, possamos assumir a tarefa tão difícil de voltar a erguer os centros dos nossos meninos, tanto o centro da Beira como o do Alto da Manga. E é para este passo que precisarei oportunamente de toda a ajuda possível.
Quando as coisas voltarem minimamente à normalidade, quero reconstruir o que foi destruído e junto com as nossas crianças conseguir perceber onde podemos ajudar, tanto no todo como individualmente. As perdas foram de certeza mais que muitas. Para isso, peço que divulguem o nosso pedido de ajuda pois todas as contribuições serão bem vindas. Os nossos miúdos tinham pouco, ficaram sem nada, sei que só juntos conseguiremos recuperar alguns sorrisos.
Neste momento e como não tenho forma de garantir a chegada e distribuição de bens materiais, agradeço que as contribuições sejam só monetárias. E todas serão muito bem vindas.
Vou para Maputo hoje e irei atualizando as informações sempre que tenha mais notícias sobre as Crianças.
Peço a todos que divulguem por favor o IBAN para possíveis doações.
PT50 0010 0000 2477 0110 0017 5
Muito obrigada,
Catarina