Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

* Padrinhos de Portugal *

* Padrinhos de Portugal *

Pessoas Especiais...

Olá caros padrinhos,

 

No mês de Março e Abril o centro de Marracuene contou com a presença de 2 voluntárias portuguesas, a Marta Antão e a Teresa Fonseca, que com total disponibilidade e uma grande alegria, fizeram um excelente trabalho junto dos nosso meninos.

Organizaram toda a biblioteca que já tem mais de 2 mil livros - numeraram, carimbaram, catalogaram por temas e fizeram fichas de leitura. Fizeram bancos, móveis e quadros de ardósia para as salas de aula, criaram uma sala multimedia e deixaram sementes para novos projetos.

Uma das filhas da Teresa, que também visitou o centro, fez incluisive um vídeo de divulgação do projeto, com a qual já conseguiu angariar dinheiro para comprar novas mesas e cadeiras para os nossos meninos.

Muito, muito obrigada pelo excelente trabalho. Era tão bom se conseguissemos arranjar mais martas e teresas ;-) Aqui em baixo vai o feedback enviado pela Francisca Paulo. Em breve enviarei fotos.

Bjs,

Catarina

 

 

Muito obrigada pela oportunidade que nos foi dada de recebermos as amigas Teresa e Marta em Marracuene e, porque não, também em Maputo.
Superaram todas as minhas expectativas, pois fizeram um belíssimo trabalho. A biblioteca está um mimo e temos recebido rasgados elogios. A nova sala está outro mimo, com um quadro feito à nossa medida e com uma decoração original, que também tem recebido rasgados elogios das visitas que temos recebido.
Conquistaram os miúdos, que constantemente me perguntam quando as Tias de Portugal irão voltar ao Centro.
Com certeza que elas também te irão pessoalmente falar da sua experiência connosco.
Eu aprendi muito!
Muito obrigada e que venham mais voluntárias (os), que nos ajudem a fazer a diferença.
Bjs
Fran

Nova Casa dos Irmãos Macamo

Ola Padrinhos,

 

Depois de longo período de construção, pois Fortunato só trabalhava nela quando tinha vagar, entregámos no passado dia 26 de Dezembro a casinha a estes meninos e sua avó.
Como havia na altura informado, todos viviam em condições deploráveis, sem casa de banho e dormiam todos juntos, na mesma esteira de metro e meio por dois metros.
Esta casinha só foi possível com a ajuda dos Padrinhos de Portugal, a Família Dawson (que ofereceu as 20 chapas de zinco para o telhado), as Famílias Pelletier e Skaggs (contribuíram para vários materiais) e a Amiga Amélia Shu (contribuiu com 5 sacos de cimento). A Amiga Colette ofereceu o colchão, lençois e cobertores, não só para as crianças como também para avó.
Os nossos profundos agradecimentos para todos, bem como para os nossos miúdos da secundária que ajudaram a limpar o terreno, fazer a cerca de espinhosas, carregar o material do Centro para o local e também ajudaram sempre que estavam disponíveis.
                       Casa Antiga                                                       Casa Nova
                    Quarto Antigo                                                        Quarto Novo
                                                 A avó e os Irmãos Macamo

Curso de Culinária Praia Nova

Ola Padrinhos,

 

Envio-lhe as fotos dos meninos que participam no curso de culinaria.

Bjs da Vo Adelia

 

Da esquerda para a direita: Rita Armando,              Da esquerda para a direita Rita Armando,

Samira Valgy, Djao Ngucho, Agira Botao,               Guido janeiro, Samira Valgy, Djao Ngucho,

Justino Sale,A Monitora e Ali Amisse                      Agira Botao e Justino Sale

 

 Samira a cozinhar

 

                      Justino Sale                             Da esquerda para a direita: Samira,Djao, agira, Ali   

 

 

 

 

Projetor - Marracuene

Ola Padrinhos,

 

Já que temos agora as condições mínimas, e com a ajuda de uma Madrinha, Amigos dos Estados Unidos, Amigos do Norte de Portugal e Amigos locais, temos finalmente um projector, que foi estreado na passada sexta feira.

A assistência era pequena, pois os miúdos já estavam dispersos em visita a seus familiares, mas mesmo assim, o entusiasmo foi grande e, pelas crianças, não teria fim.

A nossa profunda gratidão para todos aqueles que tornaram este sonho possível, e terminamos dizendo:

 

"Abençoados sejam os corações e as mãos, que em nome do amor humanitário, permitem a estas crianças sorrir e sonhar...."

 

Feliz Natal para Todos

Francisca

 

Festa de encerramento das Atividades de Férias

Catarina,

 

Depois das Actividades de Férias que decorreram de 28 de Outubro a 13 de Dezembro, tivemos a nossa festa de encerramento no dia 14 de Dezembro,que excedeu todas as nossas expectativas, tanto a nível de presença das crianças, sua participação maciça em todos os jogos, dos trabalhadores, da apresentação preparada pela criançada, pelo lanche e envolvimento dos visitantes - o Grupo Multicultural, que preparou tudo.

 

A resposta foi uma alegria e movimentação intensas, que culminou com a entrega de presentes para todas as crianças.

 

Como habitualmente, quando a satisfação é intensa, foi preciso mandar toda a criançada embora, pois não o queriam fazer e até os que deveriam ficar para receber os presentes dos Padrinhos se esqueceram de o fazer.

 

No final, todos os ajudantes, trabalhadores, e amigos, estávamos arrasados de cansaço mas felizes por tudo ter corrido tão bem.

 

Seguem fotos ilustrando tudo o que se passou.

 

Bjs

Francisca

 
                Pintura do Mural                                             Novo look da biblioteca

Festa de Natal - Praia Nova

Boa tarde Padrinhos,

 

Seguem algumas fotos da Festinha de Natal da Praia Nova.

 

Aproveito para enviar votos de um Feliz 2014 a todos.

 

Um abraço

 

 

 

Nota: Procurei apenas apresentar fotos gerais, pois é possível individualizar no link enviado pela Catarina

 

 

 

 

Projeto Terra a Terra

O PROJECTO TERRA A TERRA - que nos está a ajudar na construção do novo Centro da Praia Nova -  DESEJA A TODOS OS PADRINHOS E MADRINHAS UM FELIZ NATAL E UM ÓPTIMO 2014!
Aproveitamos para AGRADECER todo o apoio e ajudas que recebemos e APRESENTAR o desafio EMPRESAS TERRA A TERRA.
Até breve,
Maria Alvim, Madalena Caiado e Voluntários Terra a a Terra

Luis e Rufino

Olá Padrinhos,

Após tanta luta, conseguimos chegar pela primeira vez ao nosso propósito... dar uma formação completa e criar bases para que estes meninos possam ser independentes.

A irmã Francisca enviou-nos fotos dos nossos rapazes.

 

Luis Langa : Acabou a 12ª classe. Está inscrito para os exames de admissão na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Quer estudar Engenharia Química.

 

Rufino José:  Terminou a sua formação em Electricidade básica, e está inscrito para os exames de admissão no Instituto Industrial de Maputo, onde quer continuar os seus estudos.

 

                                                   Homenagem Luís e Rufino

Almoço com Galera Brasileira - Marracuene

Olá! 
Este ano de 2013, já no fim, vai ficar bem marcado  pelas novas amizades que fizemos, e que tanto nos ajudaram e tanta alegria, novos paladares, doçaria e presentes trouxeram à meninada. 
Sexta feira, dia 6, foi a vez das amigas da "Galera Brasileira". Estas Amigas, trouxeram esparguete à bolonhesa, refrigerantes, bolo e muitos presentes. 
Houve muita alegria e euforia com tantos presentes recebidos e o lanche que todos levaram para casa.
A festa acabou com uma sessão de capoeira, em que uma das amigas e dois dos nossos miúdos participaram.
Envio algumas fotos do nosso divertido evento.

 

Francisca

 

 

                Galera Brasileira e Meninada                                           Galera Brasileirada

 

 

    

 

                                      Distribuição dos Presentes

Mais sobre mim

foto do autor

Este projeto começou em Novembro de 2002, depois de ter estado dois meses a trabalhar como voluntária na Cidade da Beira, em Moçambique, junto de crianças extremamente carenciadas. A vontade de fazer algo mais e com uma maior continuidade, levou a que surgisse a ideia de montar um semi-internato no Alto da Manga, um bairro localizado no mato, acerca de quinze quilómetros da Cidade da Beira. Comecei por pedir a ajuda de um padre e de uma freira locais, que se responsabilizaram desde logo pela gestão do projeto no terreno, e iniciei então a seleção de dez crianças oriundas de famílias bastante desfavorecidas. O projeto começou com 10 crianças e 10 padrinhos. Atualmente são 600 e o esforço que tem sido feito tem levado a que muitos destes meninos tenham capacidade para entrar no mercado de trabalho. Catarina Serra Lopes padrinhosdeportugal@gmail.com
Com 40€ mensais pode pagar as despesas de saúde, uma refeição diária, livros, cadernos, lápis, canetas, matrícula, propinas e farda, a uma criança de Moçambique que dificilmente o poderá fazer sem a sua dádiva.
De forma a potenciar a Associação e a encetar novos projetos, complementares ao apoio às crianças, os Padrinhos de Portugal aceitam contribuições esporádicas de empresas e particulares, sem ser necessário um apadrinhamento permanente. Para efeitos fiscais é passado um recibo ao abrigo da lei do mecenato
Contribua através: NIB - Número de Identificação Bancária 0010 0000 42292330001 85 IBAN - Numero Internacional de Conta Bancária PT50 0010 0000 4229 2330 0018 5 SWIFT/BIC BBPIPTPL

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D