* Padrinhos de Portugal *

Novembro 24 2008

Pela primeira vez, 44 Padrinhos de Portugal reuniram-se em Lisboa, no muito recomendável restaurante Mercy, num serão marcado pelo convívio, pela troca de experiências e ideias.

  

No final tivemos a oportunidade de escutar Catarina Serra Lopes que agradeceu a todos os Padrinhos o contributo dado para que nos últimos 6 anos esta bonita ideia se tornasse numa realidade. Recordou que o projecto começou por ajudar 10 crianças moçambicanas e actualmente são 450, prevendo-se que com a projecção mediática e com passar de palavra este número venha a aumentar gradualmente.

 

Porém, este crescimento obriga a novas responsabilidades, a outra logística, e daí o apelo ao voluntarismo dos Padrinhos que possam contribuir com trabalho para o crescimento e consolidação desta estrutura.

 

Catarina Serra Lopes apontou novas metas e traçou alguns projectos imediatos para os quais pediu a colaboração de todos.

 

- Após a constituição da Associação é possível solicitar à CM de Lisboa a cedência de instalações para uma sede. A elaboração do dossier e coordenação deste projecto é feita por Dulce Valada de Sousa (dulcevaladadesousa@gmail.com).

 

- Através do empenho de uma Madrinha obtivemos junto da TAP a possibilidade de enviar mensalmente, para Maputo, 100 kg de bagagem. Precisa-se que um ou mais Padrinhos coordenem esta operação logística junto da TAP.

 

- Como sabem, os pólos dos PdP instalados na Beira estão longe de Maputo sendo necessário garantir que as bagagens cheguem lá, idealmente sem custos. Coordena este projecto Teresa Cruz (prof.teresa@gmail.com).

 

Seguidamente usou da palavra Gonçalo Ferreira que expôs várias ideias sobre a possibilidade se fazer uma viagem colectiva a Moçambique e sobre a organização de um almoço de confraternização e angariação de fundos para os PdP.

 

- Estão a ser contactadas agências de viagens e patrocinadores para a elaboração de um programa de viagem mais acessível possível, em preço e datas, à maioria dos Padrinhos. Coordena o projecto Gonçalo Ferreira (goncalo.s.ferreira@sapo.pt).

 

- O «1º Encontro Nacional dos Padrinhos de Portugal» vai decorrer no almoço do dia 31 de Janeiro de 2009, no Hotel Golf Mar, no Vimeiro, e durante esta semana será colocada online toda a informação necessária para a reserva e participação neste evento.

 

Nota: a inclusão do nome e contacto dos responsáveis destina-se à participação de outros Padrinhos que tenham informação, conhecimentos ou tempo disponíveis, sobre as diversas matérias, e que queiram comunicar ao coordenador de projecto.

 

Quem pretender apresentar novas ideias ou projectos contacta Catarina Serra Lopes (padrinhosdeportugal@gmail.com).

   

publicado por padrinhosdeportugal às 18:09
Tags: ,

Com 40 euros por mês pode pagar as despesas de saúde, uma refeição diária, livros, cadernos, lápis, canetas, matricula, propinas e farda, a uma criança de Moçambique que dificilmente o poderá f
Podcast Padrinhos de Portugal
Godparents of Portugal

Este projecto começou em Novembro de 2002, depois de ter estado dois meses a trabalhar como voluntária na Cidade da Beira, em Moçambique, junto de crianças extremamente carenciadas. A vontade de fazer algo mais e com uma maior continuidade, levou a que surgisse a ideia de montar um semi-internato no Alto da Manga, um bairro localizado no mato, acerca de quinze quilómetros da Cidade da Beira.
Comecei por pedir a ajuda de um padre e de uma freira locais, que se responsabilizaram desde logo pela gestão do projecto no terreno, e iniciei então a selecção de dez crianças oriundas de familias bastante desfavorecidas.
O projecto começou com 10 crianças e 10 padrinhos. Actualmente são 600.
Catarina Serra Lopes
padrinhosdeportugal@gmail.com
Com 40 euros mensais pode pagar as despesas de saúde, uma refeição diária, livros, cadernos, lápis, canetas, matricula, propinas e farda, a uma criança de Moçambique que dificilmente o poderá fazer sem a sua dádiva.

De forma a potenciar a Associação e a encetar novos projectos, complementares ao apoio às crianças, os Padrinhos de Portugal aceitam contribuições esporádicas de empresas e particulares, sem ser necessário um apadrinhamento permanente. Para efeitos fiscais é passado um recibo ao abrigo da lei do mecenato. Contribua através do NIB - Número de Identificação Bancária 0010 0000 42292330001 85 IBAN - Numero Internacional de Conta Bancária PT50 0010 0000 4229 2330 0018 5 SWIFT/BIC BBPIPTPL
pesquisar
 
Add to Technorati Favorites
blogs SAPO