* Padrinhos de Portugal *

Outubro 30 2008

Comemorando um mês online com o apreciável número de 6.000 pages views, o blogue tornou-se num ponto de reunião virtual dos Padrinhos de Portugal e um cartão de visita para aqueles que pela primeira vez tomam contacto com esta obra solidária.

Fruto desta dinâmica registamos com agrado a proposta de duas iniciativas.

O padrinho Pedro Candeias propõe a organização de uma viagem a Moçambique:

 

Bom dia Catarina,
Antes de mais parabéns pelo blog e por toda a actividade à volta do mesmo. É mais uma extensão do projecto e desejo o maior sucesso para o seu crescimento. Tenho um desafio para colocar no online, para o qual preciso do filtro da sua opinião, de modo a perceber se pode ser uma hipótese concreta ou apenas um delírio meu.
Um pensamento que me tem ocorrido diversas vezes e imagino que também a outros padrinhos, é o de ter a oportunidade de ir visitar o projecto localmente e conhecer todos os meninos e pessoal envolvido. 
Toda a experiência da ajuda através de donativos, tanto monetários como em géneros, é sem dúvida merecedor do nosso empenho e motivação, não só pelo resultado em si, mas também pela promoção de uma forma de estar e pensar a vida, abrindo pequenos espaços nas nossas rotinas de vida de forma a melhorar a qualidade de vida daqueles que disso necessitem, qualquer que seja o projecto. Mas a possibilidade de poder presenciar o dia a dia destas comunidades, bem como todas as emoções daí saídas, é uma oportunidade para todos nós valorizar-mos quem somos, o que conseguimos e o que podemos e deveremos alcançar enquanto agentes sensíveis às necessidades dos outros. Sem dúvida que essa experiência será um marco nas nossas vivências e fará de nós indivíduos melhor preparados para os futuros desafios que irão surgir nos nossos caminhos.
Sei que a organização conjunta terá mais valias, tanto a nível de custos, como da experiência em si.
Fico assim a aguardar comentários a este desafio, de maneira a podermos avaliar a possibilidade de realmente tudo isto acontecer.
Desejo assim as maiores felicidades a todos.
Obrigado.
Pedro Candeias

 

e a madrinha Teresa Cruz sugere uma organização de um encontro (um jantar?) dos Padrinhos de Portugal:

 

Olá "comadres". Muito obrigada pelas dicas. Agora também a minha mãe apadrinhou uma criança da Praia Nova, a Ricardina, com 3 aninhos muito fofinhos...

Queria deixar aqui uma sugestão: pessoalmente, gostaria muito de me encontrar com outros padrinhos, talvez num encontro a agendar, algures num sítio que fosse +/- acessível para a maioria das pessoas, para nos conhecermos, mostrar as fotos dos "nossos meninos" e ouvir as sugestões de outros padrinhos mais experientes nestas andanças. Sim, porque acho que todos temos ainda muitas perguntas a colocar apesar de a Catarina ser incansável nos esclarecimentos.

Um abraço para todos os padrinhos da Teresa Cruz

 

Temos Padrinhos voluntários para organizarem estas iniciativas?

publicado por padrinhosdeportugal às 13:01

A ideia da viagem a Moçambique para conhecer in vivo a realidade dos projectos parece-me uma ideia muito interessante a que eu aderiria com toda a certeza.
Joaquim Silva a 30 de Outubro de 2008 às 14:36

Olá

Tal com referi ontem, eu e a minha mulher e o meu filho gostaríamos de visitar Moçambique se possível, no próximo ano aproveitando para visitar as crianças e conhecer algo mais, talvez durante duas semanas. O problema é que estou um pouco limitado ao mês de Agosto. Como tal estou disponível para colaborar na organização duma viagem. Em relação a um encontro com outros padrinhos e madrinhas também estamos disponíveis.

Gonçalo
Gonçalo a 30 de Outubro de 2008 às 14:58

Tal como o Gonçalo e família, eu também me encontro limitado ao mês de Agosto. E já somos 4!
Tenho alguma disponibilidade para ajudar a organizar a viagem.
Joaquim Silva
Joaquim Silva a 30 de Outubro de 2008 às 15:10

Ola comadres e compadres
sou emigra. se organizam um jantar agradeceria que fosse numa epoca popular de ferias ou com mt antecedencia (para eu me organizar) porque tambem tenho curiosidade de conhecer-los.

Ana
Anónimo a 30 de Outubro de 2008 às 14:40

Antes de mais, penso que a iniciativa do encontro poderá servir de mote para a questão da viagem a Moçambique. Vamos então a isso...
Caso exista interesse real na aventura a África, ofereço-me para participar na organização do mesmo... Mas para isso vão ser precisos mais interessados... Vamos ver como está o vosso espírito de iniciativa!!

Pedro
Pedro Candeias a 30 de Outubro de 2008 às 15:02

Isto está animar

Para dar o pontapé de saída para o encontro e/ou viagem posso oferecer a minha casa para uma primeira reunião de alguns (não podem ser muitos porque a casa não é garnde).
datas: Domingo dia 9 ou domingo dia 16 depois de almoço ou sábado dia 22 também da parte da tarde.

Gonçalo
Gonçalo a 30 de Outubro de 2008 às 15:31

Olá padrinhos! adorei a ideia de nos conhecermos todos! A troca de experiências é sempre muito interessante. Em relação à viagem a Moçambique, adorava conhecer o país e as comunidades onde temos os nossos "afilhados", apesar de ser sempre mais complicado ... vamos ver!
Tudo de bom!
Ana
Ana Neto a 30 de Outubro de 2008 às 15:06

A ideia do encontro para nos conhecermos pode ser, de facto, um excelente ponto de partida para o organização da viagem.

Joaquim Silva
Joaquim Silva a 30 de Outubro de 2008 às 15:13

Olá "Compadres e Comadres"
Desde Março que sou madrinha da Madalena (3 anitos) da Praia Nova.
A ideia de ir até Moçambique deve passar pela cabeça de todos os padrinhos, penso eu. Planeando com antecedência parece-me perfeitamente possível ainda que os locais sejam distantes entre si... :(
Incrivelmente, ainda não enviei miminhos por isso não sei sequer o valor quer duma simples carta ou de uma encomenda. Gostava de trocar impressões com outros padrinhos do meninos do mesmo local que o já tenham feito para saber quais os "truques" para tudo chegar e ter outros feed back's da responsabilidade e alegria de ser padrinho/madrinha...
A ideia de um encontro entre compadres parece-me fantástica e ia ajudar em muito os rookie's..
Beijinhos a todos
Vou continuando a comentar..

Cristina Pelerigo
Cristina a 30 de Outubro de 2008 às 15:19

Olá a todos ,
Tanto a ideia de um jantar como a de uma viagem a Moçambique me parecem fantásticas. Acho que deveríamos pensar num local, um restaurante onde todos os que quisessem se poderiam juntar num jantar, daí começar a conversar e a ver quais as hipóteses de organizar uma viagem a Moçambique. Lá em casa gostaríamos imenso de visitar a nossa afilhada (Ermelinda, de 11 anos) e também a afilhada da minha irmã (Rosa de 9 anos) O mês de Agosto será também para nós o melhor... como sabem as viagens são bastante caras, para um grupo acabam sempre mais em conta e podemos todos levar ideias para organizar tudo isto de forma a termos apoios e ou patrocínios para esta causa.
Por mim um jantar à sexta feira , é quando quiserem!
Antonieta Lopes da Costa a 30 de Outubro de 2008 às 16:12

Caros Padrinhos e Madrinhas.

O meu Nome é Hugo e desde à algum tempo faço parte desta corrente de amor e carinho tão bem trazida até nós pela Catarina,( o meu núcleo é o de Marracuene, e o meu afilhado é o Castilho de 3 anos), depois de ler estes dois comentários achei por bem deixar igualmente a minha sugestão, no que respeita ao encontro dos Padrinhos desta tão nobre causa, penso que para além desse encontro poderíamos fazer desse mesmo encontro uma gala de apoio às nossas lindas crianças moçambicanas, no meio de tantos padrinhos e madrinhas de certeza que existirá alguém ligado ao meio artístico disposto a colaborar e a fazer alguns contactos. Depois de realizada essa gala, nada melhor do que os Padrinhos se deslocarem a Moçambique para entregar o tão precioso contributo, o que me dizem? Concordam? Vamos trabalhar para tornar esta ideia realidade? Se todos contribuirmos um pouquinho penso que é algo fácil de realizar.
Um Grande abraço e um grande beijinho, pata todos os que tal como eu tornam este projecto um exemplo a seguir para todos.

Hugo Eduardo Cipriano
Hugo Cipriano a 30 de Outubro de 2008 às 16:38

Olá Padrinhos,
Adorei as duas ideias. Penso que todos nós já tinhamos pensado nisso no entanto pôr em prática já não é tão fácil. Quando começa a criar forma o entusiasmo aumenta. talvez tenha possibilidade de organizar o encontro num lugar onde todos possam caber. Dêem dois dias (para ver se é viável o que estou a pensar) e logo direi em ambos os casos.
Beijnhos para todos,
Manuela Donato
Manuela Donato a 30 de Outubro de 2008 às 17:07

Tenho um contacto no Convento do Beato com quem falei e expliquei quem somos e qual seria a a ideia. Foi bem aceite a hipótese de lá organizarmos um almoço, embora tenha sempre um custo. Segundo me disse esta minha amiga caso, avancemos, o ideal seria Janeiro, talvez almoço e ao Domingo. Eles próprios podem ajudar a organizar o almoço. Caso expliquemos à administração do convento, que o objectivo é arranjar fundos para uma instituição, isso facilitaria a decisão de nos fazer um preço muito especial.
Outra ideia, seria pedirmos um patrocínio para o evento a uma agência de viagens, a qual nessa data, já nos poderia apresentar uma proposta de uma viagem a Moçambique.

Que vos parece?

Gonçalo
Gonçalo a 30 de Outubro de 2008 às 18:18

Olá a todos!
Adorei a ideia da viagem, à muito tempo que tenho esse bichinho de conhecer Moçambique a crescer dentro de mim e poder conhecer pessoalmente o projecto e a minha afilhada Fernanda na Praia Nova será fantástico. O confronto com a realidade até poderá ser um impulso para novas ideias de ajuda. Quanto à altura do ano para a viagem, a minha disponibilidade é mais flexível e relativamente ao encontro tb podem contar comigo.

bjs
Suzana Nabais Nobre a 30 de Outubro de 2008 às 18:30

Com 40 euros por mês pode pagar as despesas de saúde, uma refeição diária, livros, cadernos, lápis, canetas, matricula, propinas e farda, a uma criança de Moçambique que dificilmente o poderá f
Podcast Padrinhos de Portugal
Godparents of Portugal

Este projecto começou em Novembro de 2002, depois de ter estado dois meses a trabalhar como voluntária na Cidade da Beira, em Moçambique, junto de crianças extremamente carenciadas. A vontade de fazer algo mais e com uma maior continuidade, levou a que surgisse a ideia de montar um semi-internato no Alto da Manga, um bairro localizado no mato, acerca de quinze quilómetros da Cidade da Beira.
Comecei por pedir a ajuda de um padre e de uma freira locais, que se responsabilizaram desde logo pela gestão do projecto no terreno, e iniciei então a selecção de dez crianças oriundas de familias bastante desfavorecidas.
O projecto começou com 10 crianças e 10 padrinhos. Actualmente são 600.
Catarina Serra Lopes
padrinhosdeportugal@gmail.com
Com 40 euros mensais pode pagar as despesas de saúde, uma refeição diária, livros, cadernos, lápis, canetas, matricula, propinas e farda, a uma criança de Moçambique que dificilmente o poderá fazer sem a sua dádiva.

De forma a potenciar a Associação e a encetar novos projectos, complementares ao apoio às crianças, os Padrinhos de Portugal aceitam contribuições esporádicas de empresas e particulares, sem ser necessário um apadrinhamento permanente. Para efeitos fiscais é passado um recibo ao abrigo da lei do mecenato. Contribua através do NIB - Número de Identificação Bancária 0010 0000 42292330001 85 IBAN - Numero Internacional de Conta Bancária PT50 0010 0000 4229 2330 0018 5 SWIFT/BIC BBPIPTPL
pesquisar
 
Add to Technorati Favorites
blogs SAPO